PERSON OF INTEREST - S03E16 - RAM

Por Camila Menezes

6 de março de 2014

SPOILERS ABAIXO
Person of Interest, você ainda me mata!

O décimo sexto episódio da 3ª temporada de POI é um desafio para qualquer reviewer (nome chique para quem faz review), porque não tenho certeza se as palavras são capazes de mensurar a genialidade de um episódio desses.

Vocês já devem ter notado e eu já comentei em textos anteriores que, quando a abertura da série é interrompida, é sinal de que algo fantástico vem por aí. Dessa vez não foi diferente. O plot dessa semana foi focado no passado, logo após o assassinato do Nathan. Harold começava sua jornada como “anjo da guarda” dos irrelevantes e, para isso, contava com outro ajudante chamado Dillinger: uma espécie de Mr. Reese loiro, só que menos confiável (e que não falava sussurrando).

É neste outro cenário que nos foi apresentado os acontecimentos anteriores à viagem do Mr. Reese à China para buscar o arquivo que quase lhe custou a vida, quando ele ainda trabalhava para CIA. O que nós não sabíamos é que todos os personagens que hoje trabalham com Finch estavam presentes naquele momento, só que em outras circunstâncias.

Para começar, o CPF Daniel Casey, um hacker que esteve em contato com a Machine e acabou roubando alguns segredinhos da inteligência artificial, estava ameaçado por nada mais nada menos que um triângulo assassino: CIA, o Governo e Decima Technologies. Nós que estamos acostumados a ver Mr. Reese como o salvador dos irrelevantes, neste episódio tivemos a oportunidade de vê-lo em outra posição, dessa vez como “bad guy”. 


Se bem que não tão bad guy assim, afinal em um ato misericordioso para com Casey, Harold colocou os olhos em seu futuro ajudante. Tenho certeza que naquele momento, Harold o escolheu.

No entanto, todo esse resgate ao passado não foi em vão: Daniel Casey retorna à série, resgatado por nossa querida Root. Para quê e por que ainda não sabemos. Tudo se trata de um plano superior da Machine e Root o cumpre piamente. O que eu tenho certeza é que o pano de fundo para a season finale já está sendo preparado e ao que me parece, a Decima Technologies ocupará um papel especial, pois aos poucos ela vai tomando mais espaço no enredo.

É em meio a este enredo todo amarrado, bem elaborado e genial que Person of Interest se solidifica cada vez mais como uma das melhores tramas da TV americana.

Comentário(s)
0 Comentário(s)