CONHEÇA: ALCATRAZ

Por Alvaro Luiz Matos

5 de janeiro de 2014


Alguém tem dúvida de que J.J Abrams é um gênio? Não podemos dizer que suas idéias são ruins e sem criatividade, mas podemos criticar a forma que são produzida suas séries: Com um primeiro episódio bom, dinâmico e rápido; um desenrolar lento, cansativo e desmotivador e um ótimo final cheio de revelações e dúvidas. É assim que são feitas suas séries, foi assim com Lost e é assim com Alcatraz.


Alcatraz foi transmitida pela Fox e teve uma temporada completa de 13 episódios. A série traz um caso curioso sobre a famosa cadeia de Alcatraz, onde todos os presos sumiram da noite para o dia em um evento sem explicações. Décadas depois esses prisioneiros começam a aparecer sem que tenham envelhecido um ano sequer, sem motivo algum e sem explicação nenhuma. Uma equipe então é escalada para descobrir mais sobre isso em meio a desconfianças segredos, mentiras e muita dúvida. 
Sim, o plot é muito interessante, mas se lembram da "formulazinha" utilizada por J.J. Abrams na qual sitei no inicio do texto? Tendo em seu início e fim o ápice que motiva o espectador a assistir a temporada toda, assim como pequenas revelações ao final de cada episódio (E não pode faltar uma boa promo). O que podemos criticar em Alcatraz não é a formula (infelizmente é assim que da certo), mas sim aquela lacuna que fica quando o prisioneiro não é interessante e a busca se torna previsível e chata.

Sempre menciono a facilidade com que J.J. Abrans tem para criar um grande plot, mas as vezes tenho a sensação de que ele cria algo, joga na mesa e diz "Agora é com vocês". Porque toda a história e provavelmente um possível final devem ter sido criados, mas segurar a audiência é mais importante do que desenvolver uma série menos enrolada. E não falo isso como alguém que achou ruim, falo como alguém que se sente triste por ter acabado logo na primeira temporada.
Sou daqueles que ficou preso durante todos os episódios esperando saber qual o motivo ou pelo menos qual o grande evento que cumino nisso. Se foi uma experiência, se foi "natural" ou se foi conspiração. Pois é, qual o final agente não sabe, pois ao fim da primeira temporada a série foi cancelada.

Acredito que esse cancelamento faça até com que a série fique menos comprometida e com os espectadores que por ventura venham a assistir a série gostem mais do que foi apresentado e até se indignem com o final da série. Portanto se você está ai de bobeira, que tal se divertir com essa série?



Assista a promo da série:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
3 Comentário(s)