BREAKING BAD - S05E09: BLOOD MONEY

Por Alvaro Luiz Matos

15 de agosto de 2013


SPOILERS ABAIXO:
Após um ano de hiatus, finalmente retorna uma das melhores séries do momento: Breaking Bad. Esse episódio, por sua vez, comprova o motivo pelo qual Breaking Bad recebe tantas críticas positivas e, também, o porquê dela ganhar inúmeros prêmios. Eu, particularmente, estou muito contente com a volta de Breaking Bad, mas, ao mesmo tempo, triste porque esse será a sua última temporada. Sei que a série vai terminar no tempo certo.

Os episódios iniciais que iniciam as temporadas de Breaking Bad servem como uma espécie de prelúdio a fim de anunciar o que virá na temporada em questão. Nessa não será diferente. Logo na primeira cena, vemos o Walter White entrando na sua casa que se encontra abandonada e percebemos em que uma das paredes da casa está escrito “Heisenberg”. Ao que consta, o outro lado de White já foi descoberto pelas pessoas, uma vez que, durante a cena, uma vizinha, quando se depara com Walter White, se assusta com a sua presença e até deixa cair a sua compra de supermercado. Vale lembrar que Walter White está com um aspecto de uma pessoa de mais velha como, por exemplo, o uso da barba longa e do cabelo sem corte.

Nessa cena inicial, já podemos prever o que será da vida de Walter quando a sua identidade será revelada. Para mim, ou ele pode continuar vivo, vivendo numa solidão eterna que foi abandonado por toda a sua família ou como também pode ser morto. Essa cena, portanto, seria mostrando os últimos dias de vida de Walter White antes da sua morte. Viajei nessa teoria? Pode ser, mas, em se tratando de Breaking Bad, nada é impossível. 
Já disse na review titulada “Conheça Breaking Bad” que a Skyler teve um crescimento absurdo ao longo de Breaking Bad, principalmente, no momento em que ela descobre toda a verdade do seu marido. Primeiro, se afasta de Walter White, contudo, ela aceita voltar com ele. A partir daí, foi ela quem deu a sugestão de comprar o lava-jato a fim de fazer a lavagem do dinheiro. Essa foi a forma que ela encontrou das pessoas não suspeitassem de onde vinha tanto dinheiro, se Srº White nem era rico. Pois bem, esse fato todo só se confirma nesse episódio quando ela enfrenta com o Walter White quando ele sugere em comprar outro lava-jato para lavar mais dinheiro. Imediatamente, Skyler não concorda com a situação, mas depois ela fala com ele que irá pensar sobre esse assunto.

Skyler, nesse ponto da história, é quem administra o lava-jato e, consequentemente, quem lava o dinheiro do Heisenberg. É impressionante pensar na Skyler da quinta temporada: uma mulher decidida e determinada que não tem medo de discordar da opinião do Walter, mesmo sabendo quem ele é e na Skyler da primeira temporada: uma mulher frágil e submissa ao marido. A essa altura do campeonato, Skyler virou cúmplice dos atos ilegais do seu marido que, por conseguinte, pode levá-la a prisão.


O Jesse continua perdido sem nenhum rumo na sua vida. Apesar de ser riquíssimo, ele se sente sozinho, sem saber o que fazer com os seus milhões. Quantos de nós já não ouvimos falar de pessoas famosas ou não que são ricas, mas vazias por dentro? É o que ocorre com o Jesse Pinkman. Ele é o típico personagem que queria ser rico, até conseguiu obter esse objetivo, mas não sabe o que fazer com o dinheiro ganho. Espero que até o final da temporada, o Jesse consiga encontrar algum rumo na sua vida.
 Agora, o momento épico e muito esperado pelos telespectadores: o embate entre Walter White e Hank no momento em que Hank descobrisse toda a verdade sobre o seu cunhado. A conversa entre ambos foi sensacional com jogo de palavras do tipo “All of those was you (tudo isso foi você)” que foi o momento da revelação de Hank sobre Heisenberg, além dos olhares desconcertantes e incrédulos do Hank sobre o Srº White. Essa sequência ocorreu quando White foi até a oficina do Hank para pergunta-lo sobre o GPS instalado no seu carro.

Até esse momento, Walter White tem certeza que Hank já sabe de toda a verdade, já que o GPS instalado no carro era, até então, para vigiar Gus, mas, naquele momento, o tal GPS servia para vigiar o Walter White. Foi essa cena que me deu a maior absoluta certeza de que Bryan Cranston tem altas chances no EMMY. Não que ele nunca tivesse, mas cena entre Walter e Hank entrará na história das cenas marcantes do mundo das séries. Isso se deve ao fato da excelente interpretação entre Bryan e Dean Norris. 


Assista a promo do próximo episódio:
Comentário(s)
5 Comentário(s)