SPARTACUS (WAR OF THE DAMNED) - 3ª TEMPORADA ( RESUMO)

Por Alvaro Luiz Matos

23 de abril de 2013

Por: AlvaroLuizMatos - @AlvaroLuizMatos
SPOILERS ABAIXO:
Como ser uma lenda em um mundo totalmente diferente, como coexistir entre a história de Roma e a história da terra, como ser o primeiro ideal de liberdade antes mesmo do ano zero. Como enfrentar uma civilização inteira com uma ideia na mente e um sentimento no coração.

Essa ultima temporada de Spartacus foi construída com o mesmo ideal que levava o coração de nosso guerreiro a esperança de liberdade.  O final chega, mas a sensação permanece no peito de todos nós.

Após uma segunda temporada que encerrava com todo um ciclo dentro do roteiro, e eliminava praticamente todos os personagens da série, era comum que a ansiedade fosse grande para essa etapa final. O roteiro teria que se reapresentar dentro de tudo o que já existia, a série precisava nos apresentar os principais personagens e nos contar como eles seriam responsáveis pelo final da rebelião. Além do mais tinha que nos fazer acreditar que o invencível Spartacus não era assim tão imortal.
Ganniacus, talvez o personagem favorito de muita gente, foi confeccionado para ser o anti-herói e desenhado para ser apaixonado pelas arenas, evoluiu de um personagem inexistente para um protagonista de uma minissérie e posteriormente um dos lideres do exercito de Spartacus. Conhecer Sibyl o fez reencontrar o amor, mesmo que a garota não fosse a única que o amava, Saxa morreu em seus braços desejando não ter saído de lá, e Sibyl sobreviveu na imensidão de terras além da montanha.

Agron foi da cruz aos campos de batalha, munido de um escudo no braço (que posteriormente seria o símbolo da derrota) lutou mesmo sem forças nos punhos que antes havia sido pregado a uma cruz. O personagem perdeu espaço já que era apenas um fiel escudeiro de Spartacus e foi utilizado como monumento de persistência, quando mesmo após o fim de Crixus ele pode permanecer vivo.
Crixus foi um personagem prepotente, o amor entre ele e Naevia estava cada dia mais forte e insano, antes lutar pela fuga e viver feliz longe de Roma do que morrer pelas mãos de Tiberius e se perder no esquecimento. Naevia assim como ele, também perdeu a cabeça, a gloria e a vingança haviam deixado de ser o tema central na temporada passada, mas esse sentimento ainda movia o coração do casal.

Laeta apareceu para mostrar que Roma descriminava qualquer vida para conquistar poder e glória. Crassus a colocou nas mãos dos piratas como recompensa, mas no final a linda garota caiu aos braços de Spartacus.

No lado de Roma tivemos personagens interessantíssimos como Tiberius, Crassus, Kore e Caesar.
O primeiro (Tiberius) foi de um garoto prepotente e sonhador a um lunático e vingativo guerreiro. O personagem viu seu grande amigo (e “amor”) ser morto pelas ordens de seu pai e se vingou em sua “madrasta” e até mesmo sobre Caesar.

Kore teve um final triste e inesperado, a personagem saiu dos braços de seu dono (que a amava) para se juntar os fugitivos com a intenção de se afastar de Tiberius, mas o reencontro com seu amado dono não foi tão feliz como deveria ser.

Caesar foi quem mais manteve a calma durante a série inteira. Embora Crassus seja o grande “vilão” Caesar é reconhecido historicamente por passar a perna em todos e subir ao poder maior de Roma.
Crassus foi o vilão que Spartacus merecia ter. Os dois compartilhavam a inteligência e os ideais, mas se distanciavam na motivação. Spartacus se destacou por querer acabar com a minissérie que ele mesmo começou a empregar em sua legião de seguidores, já Crassus queria ter o reconhecimento no senado de Roma.

Vimos lutas impressionantes, batalhas inesquecíveis e uma conclusão inteligente. Analiso essa temporada como infalível, como paciente e inteligente, vimos um roteiro que costurou a evolução com sabedoria e empregou na hora certa todos os seus artifícios.

Sentiremos saudades de uma série que cresceu e venceu com as dificuldades.

Twitter @SeriesEmFocoWebRelated Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook: SériesEmFoco

Veja a promo do Series Finale:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
0 Comentário(s)