SPARTACUS – S03E06|07: SPOILS OF WAR | MORS INDECEPTA

Por Alvaro Luiz Matos

26 de março de 2013

Por: AlvaroLuizMatos - @AlvaroLuizMatos
SPOILERS ABAIXO:
Praticamente três semanas atrasado com Spartacus, mas vou recompensar com uma review completa desses últimos episódios.

SPARTACUS – S03E06: SPOILS OF WAR

Desses dois episódios talvez o que mais me criou uma revolta tenha sido o sexto. O roteiro foi muito mais brando que os anteriores e valorizou a gloria de Roma ao reconquistar a cidade de Sinuessa, mas não foi só esse o foco do episódio, tivemos também muitas injustiças.

Achei sinceramente que Kore iria começar o episódio contando a Classus todos os maus-tratos recebidos de Tiberius, fazendo com que o garoto fosse punido pelo pai, mas o que vimos foi um banho de chantagem quem me embrulhou o estomago de raiva. Laeta também estava prestes a sofrer abusos, mas felizmente Ganniacus chegou a tempo.
Quando digo que esse episódio foi revoltante me atenho ao fato de não gostar de insinuações e muito menos de cenas de abusos em séries. Continuo achando que certas coisas deveriam ser evitadas durante os episódios (mesmo se tratando de uma época no qual aquele cenário se fazia comum).

Em contrapartida vimos nascer uma corrente mais forte entre Ganniacus e Sibyl, que passaram por momentos perigosos juntos tentando fugir da cidade.

Obs. 1: Aquela carnificina foi um despejo de criatividade para se mostrar de quantas formas é possível matar um escravo.
SPARTACUS – S03E07: MORS INDECEPTA

Sangue sobre a neve branca e o vento forte será sempre uma cena de contraste, seja em qual dramaturgia for. Em Spartacus significa muito mais do que um momento, significa a derrota.

Esse sétimo episódio foi muito mais do que fundamental para que o final da série se tornasse possível, ele é essencial no momento em que sobreviver se torna a palavra de ordem até para aqueles que tinham suas vidas dadas como certas.

Nesse sentido, Kore planejou junto a Caesar uma forma de ver Tiberius longe do poder, para que ambos possam desfrutar das posições obtidas sem que a ganancia do garoto se torne ainda mais nociva. Sinceramente só não entendi o que o roteiro pretende com a fuga de Kore, já que o destino dela será ainda pior próximo de Spartacus.
Enfim, esse episódio teve um objetivo bem parecido com o seu antecessor, procurou criar toda a atmosfera necessária para que o final da série seja grandioso como merece. Porem existiu uma diferença de formato, já que vimos um pouco mais de acontecimentos importantes no episódio anterior (como a retomada de Sinuessa).

Quero dizer que esse oitavo episódio foi totalmente na contramão dos anteriores  nos fazendo acreditar o tempo todo que naquele lugar seria comemorado o funeral de Spartacus. Porem a ideia era apenas nos assustar e, ao final, criar um folego para acreditarmos que a derrota de Spartacus não seria assim tão simples.
Outro aspecto que me deixa curioso se deve ao fato de não ter certeza que o roteiro quer fazer com que Spartacus e Crixus se separem, pois apesar de todas as discussões e brigas, falta pouco para a série se encerrar e isso pode não acontecer de fato.

Obs. 1: Kore foi até Crassus para contar de Tiberius e nada? Só por Deus.

Obs. 2: Laeta está tão branca e pálida que mais um pouco ela some.

Obs. 3: Por mais que Sibyl e Ganniacus formem um casal bonito acabei sentindo um pouco de dó de Saxa. Ela gosta dele.

A review do oitavo episódio será postada em poucos dias. Comente e participe.

Twitter @SeriesEmFocoWebRelated Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook: SériesEmFoco

Veja a promo do episódio:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
0 Comentário(s)