SPARTACUS – S03E05: BLOOD BROTHERS

Por Alvaro Luiz Matos

5 de março de 2013

Por: AlvaroLuizMatos - @AlvaroLuizMatos
SPOILERS ABAIXO:
Já era de se esperar que após um episódio extremamente importante e aterrorizante veríamos um episódio muito mais calmo. Não estou dizendo que o episódio foi pior ou menos importante, mas sim que esse episódio teve o intuito de prosseguir com toda a história que se criou no anterior. E nesse quesito não temos do que reclamar.

Crixus não só vinha perdendo a moral com Spartacus como também vem criando sua pequena legião de seguidores que, assim como ele, pensam mais em partir para guerra do que planeja-la de forma inteligente. Cheguei a pensar que a derrota de Sparatacus para Crassus se deve muito mais a divisão de seu exercito do que propriamente um erro estratégico do nosso protagonista.
Naevia vem sendo culpada por nós críticos como a principal causa de Crixus romper com Spartacus, mas eles nunca combinaram (nem mesmo no momento de unir forças para criarem a rebelião que cominou na exterminação da casa de Batiatus). Desde aquele momento existiam diferenças marcantes entre os personagens, e isso vem gerando um mal estar entre as duas lideranças já que o referencial ideológico é bastante diferente.

No meio dessa briga temos um rato correndo solto e fazendo a maior bagunça. Caesar é sem duvida o “personagem revelação” da temporada, pois além de ter um destaque grande no roteiro é também o precursor de toda irá que vem se acometendo dentro daquela cidade.
O roteiro tomou um caminho diferente quando faz da divisão entre Crixus e Spartacus (aparentemente) uma farsa. Como citei acima todos os aspetos necessários para que eles se separem existem, mas podemos estar vendo outro destino.

Sparatacus e Crixus aparentemente reestabeleceram sua união. O roteiro parece criar outra versão da história, mostrando que eles nunca chegaram a se separarem mesmo com tantas desavenças (é só um palpite, posso muito bem está errado).

Foi impressionante a última cena do episódio na qual o portão da cidade é rompido. A intenção ali é claramente mostrar que Spartacus não está à frente dos passos de Crassus e nem ao menos tem um poder ofensivo como o dele.

O final da série é triste e todos nós sabemos, mas essa série está fazendo tudo isso de forma grandiosa.
Obs. 1: Vai aqui os meus parabéns para o ator que interpreta Crixus, o personagem é certamente o que mais mudou ao decorrer dos anos. O ator interpretou o gaulês invicto e grande campeão da casa de Batiatus, um gladiador patético em Goods Of Arena e hoje representa a versão animalesca do personagem (Três situações bem diferentes e distintas).

Obs. 2: Tiberius ainda um pouco perdido dentro do roteiro ganha ainda mais a personalidade de um guerreiro e o caráter de um “filho da puta”. Sua atitude com Kore (que ainda acredito ser sua mãe) foi a de um idiota que agora merece todo o meu ódio.

Obs. 3: A surpresa minha para com o episódio foi tanta que nunca imaginaria a DarkNaevia pedindo desculpas para Ganniacus.


Twitter @SeriesEmFocoWebRelated Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook: SériesEmFoco

Veja a promo do próximo episódio:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
0 Comentário(s)