CONHEÇA: BREAKING BAD

Por Alvaro Luiz Matos

10 de junho de 2013

Por: Daniele Duarte @Daniduarte001

SPOILERS ABAIXO:
Por causa da greve na minha faculdade, iniciei e, logicamente, terminei a maratona de Breaking Bad por indicação de amigos. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que essa decisão foi uma das atitudes mais sábias que já tomei no mundo das séries. 

Para vocês terem uma ideia de como fiquei viciada pela série, eu fiquei dias e dias só assistindo Breaking Bad. Não assistia a mais nenhuma série. Razões para isso? Vocês verão ao longo do texto.

A história de Breaking Bad gira em trono do personagem Walter White (Bryan Cranston), um professor de química, que descobre um câncer de pulmão em estágio avançado. Por esse motivo, o médico de Walter White pede para que ele faça uma quimioterapia o mais rápido possível, já que o caso do professor é grave.

O problema é que senhor White não tinha dinheiro para tal. Sua esposa, Skyler (Anna Gunn), sugere a ele que peça ajuda aos parentes e amigos. No entanto, ele não aceita. Desesperado com essa situação, Walter White vê uma luz no fim do túnel quando percebe que pode ganhar dinheiro de uma forma em que não é necessário pedir a ninguém. É partir daí, que ele se torna mais próximo de seu ex-aluno, Jesse Pickman (Aaron Paul). Formando como uma espécie de parceria, White e Pickman decidem fabricar a droga metanfetamina que, inicialmente, era com a finalidade de que Walter White obtivesse o dinheiro suficiente para o tratamento químico.
O negócio da dupla dá certo e eles começam a ganhar bastante dinheiro. Isso faz com que suba a cabeça de Walter White, principalmente. Os dois ganham tanto dinheiro que não sabem mais como investir.

Só que na vida tudo tem consequências. Nesse caso, ele se torna um bandido. Sim, gente! Um professor de uma vida pacata vira o cara mais procurado pela polícia! Todos temem a Walter White cuja identidade é desconhecida e anônima (Somente seu parceiro sabe a verdadeira identidade de White). A partir de agora, ele usa o codinome Heisenberg. Ninguém nunca viu o seu rosto, mas, pelo boato circulando de que ele é uma pessoa perigosa, todos sentem medo. Sabe aquele tipo de cara que você sabe que existe, mas nunca viu o seu rosto? É nisso no que o White se transforma: num cara perigoso que faz de tudo para ficar no poder..

UAU! Foram quatro parágrafos tentando explicar as peripécias do personagem. Essa explicação, um resumo básico do básico das cinco temporadas de Breaking Bad se faz necessário, à medida que desejamos entender a fundo esta série fantástica.

Breaking Bad é uma das séries mais aclamadas atualmente porque a grande sacada dela é explorar a fundo o lado psicológico e humano dos personagens. Todos são humanos e erram por causa disso. Walter tem a intenção de ganhar bastante dinheiro porque o seu desejo é que a sua família tivesse dinheiro quando morresse até porque essa possibilidade era alta. Ele sabia que eles poderiam, até, passar fome. Essa possibilidade faz com que White se desespere.
Apesar de o White ser uma pessoa fria, ele mostra um lado humano e sentimental a partir do momento que alguém mexe com a sua família de uma forma que pode prejudicar a eles. Mexeu um dedinho sequer com a sua família, ele vira um bicho, transformando-se numa pessoa violenta.  White nos mostra outro lado dele, totalmente diferente o do Heisenberg que é justamente o lado protetor que cumpre a sua função de proteger e zelar a sua família.

Vale lembrar que a figura do Heisenberg é muito verossímil, o que faz com que essa série se aproxime da realidade. A história de Heisenberg; suas conquistas que, embora sejam de uma forma ilegal, são uma maneira de conquistar algo, suas peripécias, suas aventuras e dentre outros estão presentes na nossa realidade. Quantos bandidos que nós conhecemos que vêm de baixo e são considerados como um “zé-ninguém” e, de repente, se tornam bandidos altamente perigosos e temidos?

A evolução dos personagens é feita de uma maneira admirável e é digna de aplaudirmos de pé. Essa evolução é feita de uma maneira gradual e lenta – características pertinentes em algumas séries da AMC, vide Mad Men- que, às vezes, o telespectador não sente essa evolução à primeira vista, digamos assim. Eu digo que não esperava a imagem que Walter, ou seja, Heisenberg representaria perante a sociedade e que ele, Walter White, pudesse ultrapassar os limetes para alcançar seus objetivos. Digo que para mim o fato de o White matar alguém é espantoso, pois, se comparamos a figura dele nas duas primeiras temporadas, é uma evolução brusca. O Walter White da metade da 3ª temporada, 4ª temporada e 5ª temporada não são a mesma da 1ª. Este homem da 1ª temporada é um homem, digamos frágil, incapaz de matar uma mosca e fazer mal alguém.

Não só Walter White evolui, mas também os outros personagens principais. Por exemplo: Skyler, a esposa de White, é uma mulher submissa que não consegue tomar decisões sozinha. Já o Hank é o cunhado de White com quem tem uma excelente relação, são amigos e, até confidentes quando necessário e trabalha na DEA que no Brasil corresponde a polícia anti-drogas.
Jesse Pickman e Walter White tem uma relação um tanto conturbada. Essa relação passa de uma uma dupla de negócios para uma relação de pai para filho, eles se tornam íntimos e conhecem um ao outro. Em alguns momentos, White tenta proteger Pickman, dando conselhos, principalmente no momento em que Pickman age como uma criança, sem pensar nas consequências. Os dois sabem o segredo de um do outro e isso pode trazer consequências ruins, como entregar um ao outro para a polícia num momento de raiva.

Há algum tempo atrás, saiu uma reportagem dizendo que encontraram um homem chamado de “Heisenberg da vida real”, pois ele fabricava e vendia metanfetamina. Isso mostra que por mais incrível que pareça, há vários “Heisenbergs” por aí.

Portanto, encerro essa enorme review dizendo: Assistam Breaking Bad que vocês não irão se arrepender. Às vezes, nos identificamos com os personagens da série. Por exemplo: Quantos casais nunca passaram por uma crise no casamento, assim como ocorre entre ele e Skyler? Isso demonstra, mais uma vez, a semelhança com fatos ocorridos nas séries e com fatos ocorridos na vida real. Não deixam de comentar aqui embaixo. Seu comentário é importante para a gente.

Twitter @SeriesEmFocoWebRelated Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook: SériesEmFoco

Veja a promo da série:

Texto postado originalmente em 03/02/2013
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
5 Comentário(s)