BURN NOTICE - 6º TEMPORADA (RESUMO)

Por Alvaro Luiz Matos

16 de janeiro de 2013

Por: AlvaroLuizMatos - @AlvaroLuizMatos

SPOILERS ABAIXO:
Talvez essa tenha sido a temporada mais alucinante de Burn Notice, talvez tenha sido a temporada que mais mudou o foco da série e deu novos destinos para seus casos, talvez tenha sido a melhor temporada de uma série despretensiosa que passou a se destacar.


No inicio o que tínhamos era o golpe que Anson deu em Michael fazendo com que Fiona se entregasse e fosse presa. Anson era considerado o último componente da empresa que acabou com sua carreira.

Agora me diz como isso foi parar em Michael Westen e companhia fugindo do país para não serem presos por traição? Tudo isso em uma temporada curta, dividida em duas etapas muito bem roteirizadas.
Burn Notice sempre teve outro foco, sempre se mostrou uma série que tinha como objetivo manter um arco central interessante que justificasse a forma com que Westen vivia. Bem lá no comecinho tudo era uma missão, desde um lugar para morar até como vencer uma gangue de rua. Hoje temos missões muito maiores e mais elaboradas (sem desmerecer as pequenas missões que tanto me agradam).

Sinto um pouco de falta desse estilo de vida antigo, no qual o arco central era abordado em menor frequência e a série andava com mais calma. Mas não vai ser por isso que irei dizer que essa sexta temporada errou em algum momento, pois não errou.
A perseguição começou em Anson, teve a morte de Nate, a busca pelo seu assassino (Grey), a descoberta do mandante (Tom Card), a morte de Tom e uma perseguição do governo contra nossos amigos.

Tom foi o agente que treinou Michael e fez parte da criação de quem ele é hoje, sendo assim as desconfianças nunca iriam cair sobre ele e Michael ao descobrir não perdeu a oportunidade de vingar a morte de seu irmão.

Tudo isso aconteceu em uma temporada curta que contou com episódios inteligentes e bem roteirizados fazendo com que Burn Notice fosse crescendo. A atmosfera da série ganhou ares de adrenalina e a dinâmica mais velocidade.

É importante dizer também que tudo isso é mais do que coerente, já que há muito tempo vários personagens viam alertando Michael que estava na hora de parar, e foi exatamente a sua insistência que causou todo esse alvoroço.

Dai por diante tudo passou a ser praticamente uma perseguição, Michael chegou onde todos imaginavam e finalmente vimos o governo atrás deles. É a partir desse momento que a série passa há mudar um pouco sua didática e passa a contar com casos focados em trocas de favores. Ou seja, para que eles pudessem fugir iriam precisar de ajuda de todos que encontrarem no caminho.

O mais interessante da temporada foram a utilização de um numero maior de interrogatórios dando a série uma dramaticidade maior. Interrogatórios importantes aconteceram desde quando Fiona estava presa até a Season Finale quando Jess estava frente a frente com a lendária agente da FBI.
Todos os interrogatórios serviram para adicionar novos arcos e construir melhor seus personagens. Jess, por exemplo, é um personagem que tem sua história um pouco menos desenvolvida que os demais (Esse fato se deve a ter entrado para o grupo já no meio da série). Dessa forma seu interrogatório serviu para contar mais sobre sua vida e sobre o mistério da morte de sua mãe.

Não que isso vá significar algo à frente, mas serve para dotar os personagens de emoções e dar a eles muito mais personalidade.
Independente de qualquer análise sobre a temporada, não da pra ficar sem citar a Season Finale. Talvez tenha sido o episódio mais emocionante de toda a série, talvez tenha sido um episódio digno de Séries Finale e serviria muito bem como um encerramento para Burn Notice.

Não é de hoje que se pode questionar as escolhas de Michael como pessoa ou como agente. É impressionante como a série deu a ele durante todo esse tempo o mesmo perfil de seu pai e criou uma correlação negativa entre ambos. Resta saber como Michael irá agir daqui pra frente, resta saber quem é mesmo Michael Westen.

Twitter @SeriesEmFocoWebRelated Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Facebook: SériesEmFoco
Compartilhe, comente e faça parte do Séries Em Foco

Veja a promo de Burn Notice:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentário(s)
0 Comentário(s)